Universidade “Pública”

Boitatá, peça artística dentro do campus

Centro de Cultura e Eventos

Bosque da UFSC – O Parque secreto

Quando se juntam o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, todos os hábitos, aptidões, costumes forma-se uma identidade cultural. É o que existe de mais bonito numa comunidade quando esses fatores tendem a harmonia. O que é uma cidade? O que é um espaço público? O que é um bom meio deslocamento ou uma boa integração dos meios de transporte? O que faz uma universidade? O que estas questões têm em comum? Talvez conceitualmente não faça muito sentido, mas esses são fatores fundamentais para o conceito de uma cidade harmônica e solidaria.

A integração de todos os fatores é chave, como os questionamentos sobre espaço público e deslocamento da cidade tem haver com cultura? Tudo, isso da pra afirmar fácil fácil.

Qual reflexo tem uma comunidade presa num trânsito caótico, fora do contato com outras pessoas, sem harmonia dos deslocamentos, stress, longe de uma sombra de arvore e de uma praça.

O governa já mostrou e continua mostrando que não vai solucionar problema algum, não há planejamento, não da pra contar com isso no momento. As universidades também aparecem sem poder ativo, um conhecimento preso em estantes, murada, uma comunidade aparte das outras comunidades, diferentes costumes, hábitos, leis, crenças, espaços, mas continua sendo uma comunidade pública.

Já imaginou uma cidade com ciclovias e calçadas largas, seguras e confortáveis? Já imaginou esses espaços servindo como encontro de pessoas, lugares de expressões artísticas e culturais? Já imaginou uma universidade viva o ano inteiro?  Porque não, já que esta se porta como espaço público, fechado para o público, escrava de um calendário para funcionar, pouco aberta para quem não faz parte da “comunidade” acadêmica que não tem abertura com a “outra” comunidade.

Isso tudo é muito confuso, mas se todos caminhassem nas calçadas, pedalassem uma bicicleta, revivessem as praças e conhecesse melhor os vizinhos, bom ai não têm nenhuma universidade ou órgão governamental que segurasse essa onda.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s